Nível de rio em Novo Hamburgo, RS, é o menor em 20 anos, diz Comusa
Apesar do recorde negativo no Rio dos Sinos, não haverá racionamento.
Segundo o órgão, consumo é 30% menor que o esperado para a época.
Comente agora
A população de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, sente o impacto da estiagem que afeta parte do Rio Grande do Sul. O Rio dos Sinos conta atualmente com o menor nível dos últimos 20 anos na cidade. Segundo a Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), o rio atingiu nesta terça-feira (29) o recorde negativo de 48 centímetros de nível. Apesar da situação, o município não terá racionamento.
A ausência de cortes no abastecimento deve-se ao comportamento da população. Segundo a Comusa, o consumo está 30% abaixo do esperado para esta época do ano. Ainda assim, as bombas de captação estão retirando 100 litros de água a menos por segundo. Caso a falta de chuva persista, a companhia não descarta fazer novos cortes no abastecimento, como ocorreu no verão.
O diretor da Comusa, Mozar Dietrich, alerta para o risco e pede à população para continuar poupando. "As pessoas precisam se conscientizar de que estamos passando por um período bastante crítico e delicado, diminuindo o tempo de banho no chuveiro, aproveitando a água que se utiliza da lavagem de roupas não regando jardins e plantas e não lavando carros e calçadas. Desta forma, cada pessoa estará colaborando", afirma Dietrich.
Nenhum comentário:
Postar um comentário