terça-feira, 12 de junho de 2012

Campanhas de prevenção às DST/Aids pelo País marcam o Dia dos Namorados

Campanhas de prevenção às DST/Aids pelo País marcam o Dia dos Namorados
APOIO






 


12/06/2012 - 13h20

De Manaus, onde a Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo preservativos e cartões com mensagens educativas nas ruas e Rodovias que cortam a cidade, até o Rio Grande do Sul, onde o governo estadual lançou a campanha “Com camisinha é sempre dia de namorar. Proteja-se contra a Aids e outras DSTs", várias ações pelo País marcam o Dia dos Namorados nesta terça-feira, 12 de junho.

Segundo o Secretário de Saúde de Manaus, Francisco Deodato, para dar suporte a campanha lançada no dia 06 de junho foram confeccionados 60 mil cartões com mensagens de prevenção. AS ações também incluem a distribuição de 200 mil camisinhas. Uma campanha de mídia está sendo veiculada no rádio em algumas salas de cinema. O tema da campanha deste ano é: “Amor e Prevenção: feitos um par o outro. Sexo com camisinhas é amor pra valer.

No Acre, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o projeto Saúde e Prevenção na Escola e os departamentos de Saúde Mental e Atenção Básica, estão promovendo a ação de aconselhamento e testagem para o HIV. “Fique Sabendo”. A campanha está focada na população de 14 a 30 anos, a maior faixa atingida pela doença desde 1987, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do DST/Aids do Estado .
Durante todo o dia, as equipes distribuirão preservativo e gel lubrificante, e irão ofertar o teste rápido de HIV em posto localizado em frente ao prédio da Sesacre. O projeto Saúde e Prevenção na Escola trabalha com jovens estudantes das escolas públicas de ensino médio do Estado, com foco na conscientização para o uso de camisinha nas relações esporádicas.
Com o lema “Camisinha pra chamegar seguro”, a campanha promovida pelo Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais de Aracajú também está estimulando o uso do preservativo. Iniciada nesta terça-feira, campanha segue até os festejos juninos de Sergipe.

“As pessoas precisam saber que camisinha continua sendo o método mais simples, seguro e eficaz de proteger contra aids, sífilis, hepatites e outras doenças. Usar o preservativo, além de um cuidado com a própria saúde também é uma maneira de preservar o bem-estar do parceiro ou da pessoa amada”, disse ao site G1 a coordenadora do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Darcy Rocha.

O Programa de DST/Aids de Maceió realiza hoje uma ação educativa em bares e restaurantes da orla marítima. Atores fantasiados de anjinhos cupidos estão em pontos estratégicos da cidade orientando sobre a prevenção às DSTs e distribuindo panfletos educativos para a população.

Segundo a coordenadora do Programa de DST/Aids da SMS, Sandra Gomes, o trabalho será intensificado nas festas juninas. “Teremos um balcão de orientação no São João em Jaraguá, que vai acontecer entre os dias 21 a 30 deste mês. O balcão vai ficar próximo à entrada do evento”, contou.

Em Salvador, o Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais realiza nesta terça-feira um ciclo de palestras sobre DST/aids e promove o exame precoce do HIV.

No Rio Grande do Sul, a campanha será veiculada durante todo o mês de junho no transporte coletivo e também nas laterais das escadas rolantes do Shopping do Porto/Centro Popular de Compras.

Redação da Agência de Notícias da Aids




Nenhum comentário:

Postar um comentário