terça-feira, 29 de maio de 2012

26/05/2012 20h56 - Atualizado em 26/05/2012 20h56

Falta de chuva atrasa o plantio de trigo no Rio Grande do Sul

O cereal ainda não foi semeado na maioria das regiões do Estado.
Atraso deve prejudicar a implantação de culturas futuras, diz Emater.

Do G1 RS, com informações da RBS TV
Comente agora
A estiagem tem dificultado o plantio do trigo no Rio Grande do Sul. A Região Noroeste, maior produtora do cereal no estado, ainda não deu início à semeadura e não há previsão de quando isso poderá ocorrer. Com a seca que atinge o estado há quase sete meses, o plantio foi adiado.
Na maioria das lavouras da região, o solo seco torna o processo impossível. Enquanto isso, as máquinas permanecem paradas. Já os donos de propriedades rurais agora rezam pela chegada da chuva.
“Precisamos de pelo menos 30 milímetros para começar o plantio. Eu nunca vi uma seca tão grande”, lamenta o produtor Édio Quaini, de Cruz Alta.
Segundo o técnico agrícola da Emater, Ênio Coelho, até o final do mês de maio cerca de 10% e 15% da área costumava estar plantada. “Mas isso hoje não está acontecendo. E essa porcentagem vai representar um atraso na implantação das culturas futuras”, projeta.
Em Passo Fundo, no Norte, o plantio já começou, mas os agricultores aguardam a chuva para a germinação das sementes. “O pessoal vê no trigo a possibilidade de ter um ingresso de dinheiro na propriedade em prazo mais curto que a próxima safra da soja”, diz o engenheiro agrônomo Andre Rosa.
Segundo analistas de mercado, há uma grande quantidade de trigo armazenado e, por enquanto, o consumidor não deve pagar mais caro pelos produtos derivados do cereal. Em todo o Rio Grande do Sul, a expectativa da Emater é de que a área semeada atinja um milhão de hectares, 10% a mais do que na safra passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário